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Frigorífico Saudável

Frigorífico saudável, será que o meu é? Quando foi a última vez que “olharam” para o vosso frigorífico? Que alimentos têm em destaque, que cor predomina? Será que o vosso frigorífico tem um “ar” saudável? Mas então, como fazer para ter o frigorífico recheado de bons alimentos??

Pois bem, meus queridos, eis a nossa sugestão:

Sentem-se, apontem tudo o que contêm o vosso frigorífico e analisem o que predomina e o que falta mas sejam intuitivos.  Depois, aprendam a ser conscientes no ato de “enfeitar” e “preencher” o vosso armazém alimentar.

Que tal fazer uma renovação aprimorada do “gigante branco e frio” lá de casa? Livrem-se do que, a partir de agora, “não interessa para nada” e sigam estas sugestões.

Estão prontos… caneta e papel na mão e toca a apontar estas dicas

Listinha saudável:

  • Vegetais – muitos e variados (podem colocar no frigorífico e no congelador prontos para serem usados em sopas ou refogados).
  • Frutas – variadas e coloridas, preferencialmente de origem biológica.
  • Águas/ chás/ águas aromatizadas caseiras – coloquem no frigorífico água, chás frios sem açúcar e águas aromatizadas (gengibre, maçã, canela…).
  • Peixe fresco – podem colocar no frigorífico para consumo imediato ou congelar, podem sempre optar pelo congelado. Evitem os preparados (tipo douradinhos).
  • Carnes brancas (magras) –  coelho, frango, peru e tal como acontece com o peixe, podem congelar em porções individuais já cortadas para posterior confeção.
  • Ovo – atenção à validade e a qualidade escolhida.
    Queijo – preferencialmente  magros, podem “acomodar” no vosso frigorífico queijo fresco, requeijão, queijo quark, ricota ou Mozarela.
  • Iogurtes – sólidos ou líquidos, preferencialmente naturais ou magros de baixo teor de açúcares.
  • Fiambre – de preferência frango ou peru.
  • Leite – meio gordo ou magro, podem também optar pelo leite sem lactose, bebida de arroz, amêndoa, soja, aveia.
  • Manteiga magra – o ideal seria de origem biológica e de baixo teor de sal, evitem as margarinas.
    Pasta de sésamo ou manteiga de amendoim – podem substituir a manteiga.
  • Compota sem açúcar – para adocicar a sua alimentação em momentos chave.
  • Chocolate preto com mais 70% de cacau – surpreendido… a vida não deve ser só sacrifício.

Nós por cá, queremos que o vosso frigorífico seja o espelho da vossa vida saudável, nutritiva e colorida. E digam lá se não ajuda???? Que mais acrescentariam vocês???

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