Gravidez nutri-equilibrada…

Gravidez saudável

Atenção… Dirigido a mulheres grávidas, as que desejam engravidar, as que adoram saber mais e bem às mulheres em geral… vamos falar de gravidez saudável… Vá lá, um ou dois homens também podem “pôr os olhinhos” nas dicas pois o “saber não ocupa lugar”… Espero que gostem.

A gravidez é uma fase de extrema delicadeza e sensibilidade para a mulher, ficamos grávidas… Não é uma doença mas é uma condição, albergamos um novo ser e ele tornar-se-á o mais importante da nossa vida por aproximadamente 9 meses, por essa razão é essencial consideramos que a nossa alimentação irá influenciar o desenvolvimento do nosso bebé. A alimentação saudável na gravidez aumenta o bem-estar da mamã e contribui para o normal crescimento do bebé.

 

Comecemos por dividir por trimestre:

1º Trimestre

Procure ingerir alimentos ricos em ácido fólico para ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do bebé, e ferro para ajudar a prevenir anemia durante a gravidez. Não deve supor que pode comer em demasia, tudo o que for em excesso transmite-se em aumento de peso desnecessário. O ideal é fazer aproximadamente 5 a 6 refeições diárias e evitar intervalos superiores a 3 h entre refeições. Não deve ignorar a importância da água.

2ª Trimestre

Deverá privilegiar alimentos ricos em cálcio e vitamina D, essenciais para o bom desenvolvimento dos dentes e ossos do bebé. Importante saber que deverá ser comedida no consumo de alimentos ricos em açúcares para prevenir a diabetes gestacional.

3º Trimestre

Procure ingerir alimentos ricos em fibra como os legumes e frutas, não elimine o pão, massas pois precisa de ter energia, beba bastante água durante este período. Alimentos ricos em vitamina C poderão ajudar na cicatrização pós parto.

 

No próximo post iremos revelar quais os alimentos mais ricos nos nutrientes essenciais ao desenvolvimento do seu bebé. Nos aguardem…

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