-
Alergias, para que vos quero?
Cansada das alergias? Cansada do desconforto que lhe provoca? Na verdade, existem alimentos que têm a capacidade de amenizar os sintomas, pois são naturalmente anti-inflamatórios. Assim, quando falamos de alimentos com capacidade anti-inflamatória temos o iogurte natural, alimentos ricos em ómega 3 (peixes gordos, nozes, óleo de linhaça), frutas e vegetais ricas em flavonoides (maçã, banana, uvas, frutos vermelhos, cacau, alho, cebola) e alimentos ricos em magnésio (abacate, banana, batata, quiabo, sementes girassol, aveia, soja, tofu, espinafres). Arrisque e habitue-se a consumir alguns destes alimentos diariamente para ajudar a “descongestionar” as malditas alergias.
-
Detox do novo ano
Detox Cansados da época natalícia?? Fartos dos excessos deste natal?? Motivados para iniciarem o ano em grande e cheios de objetivos para concretizar?? Pois bem, nós estamos aqui para vos ajudar. De verdade, nós por cá, achamos importante deixar para trás as preocupações e frustrações do ano anterior e focarmo-nos num ano de 2017 cheio de energia e vitalidade. Assim, pensamos ser apropriado da nossa parte sugerir um dia de DETOX devido aos excessos da época natalícia e como fator extra para se motivarem para iniciar aquela dieta “colada” no frigorífico… vamos lá, sem medos… e com espírito do desafio que um dia detox vos pode proporcionar. Saibam que os…
-
Fast food saudável
Fast food saudável Por vezes dá uma vontade de comer comida de plástico e nos lambuzarmos. Sabemos que o consumo de fast food tem uma série de contra indicações mas por vezes… a vontade é grande e nós até resistimos mas torna-se difícil ser tão persistente na luta 🙂 . Por essa razão e porque somos vossos amigos e queremos que se lambuzem com juízo, hoje sugerimos uma ideia de fast food saudável. Estão prontos para a surpresa… e se substituírem o famosos pão de hambúrguer por uns belos cogumelos portobello? Nós sabemos que é estranho mas garantimos que além de super deliciosos serão saudáveis e a vosso pneu vai…
-
Natal saudável
Dicas saudáveis Para todos os amantes desta quadra festiva que se caracteriza na sua abundância em calorias, açucares, gorduras e fantásticas iguarias. Não queremos de todo tornar o vosso delicioso e apetitoso natal em algo sensaborão e isento de delicioso momentos. Por essa mesma razão e porque somos bonzinhos eis algumas das dicas que sugerimos para um natal saudável mas igualmente saboroso. Convidamos todos a ler e a apontar tudinho… vá lá, deliciem-se com juízo.
-
Tosta de batata doce com ovos mexidos
Refeição sem carne E assim chega mais uma segunda feira… preparados para a nossa receita surpresa? Pois é, ao som dos Queen escrevemos este post. Para o nosso almoço isento de carne fizemos umas tostas de batata doce com ovos mexidos riquíssimos em ácido fólico e ferro. Então preparados para a nossa sugestão para esta meatless monday??? Preparem as frigideiras e a torradeira, prometemos que valerá a pena. Ovos mexidos com espinafres e cogumelos Ingredientes: 2 ovos mão cheia de espinafres 1 mão de cogumelos (fatiar) azeite e um pouco de sal 1 noz de manteiga magra Confecção: colocar na frigideira anti aderente um pouco de azeite, adicionar os cogumelos…
-
Obesidade Infantil – o novo pesadelo explosivo
Obesidade infantil De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente 41 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos apresentam excesso de peso. A OMS considera “pesadelo explosivo” principalmente nos países em desenvolvimento. Sabemos que o excesso de peso e obesidade são responsáveis por uma série de consequências físicas, psicológicas nas crianças. A origem do problema baseia-se na alimentação desadequada, diminuição da atividade física, fatores genéticos, familiares e biológicos. A OMS salienta a importância de uma alimentação saudável (dentro e fora de casa), incentivo à prática de exercício físico (casa e escola) e acompanhamento psicológico das crianças com excesso de peso e obesidade. O importante é atacar…
-
Suplementos, para que vos quero?
Suplementos A prática de exercício físico está cada vez mais associada ao uso de suplementos. Atualmente, quem frequenta ginásios usa ou conhece alguém que ingere compostos ergogénicos com o objetivo de aumentar a performance física e a endurance do próprio exercício. Não somos, de todo, donos da verdade mas tentaremos ser “fit-interessantes”. Sugerimos que façam uma leitura do nosso artigo na blogazine. Façam escolhas adequadas e individualizadas quando optarem pelo uso de suplementos.
-
Gordura e cérebro
A relação da gordura e o cérebro. Sabiam que mais de 60% do nosso cérebro é constituído por gordura? Estudos recentes demonstram que a depressão pode advir de défice nutricional, nomeadamente de ácidos gordos ómega 3 (DHA e EPA). Que tal reforçar os níveis desta gordura no organismo? Mas como, perguntam vocês? Bem, que vos parece aumentar o consumo de alimentos como peixes gordos ricos em ácidos gordos ómega 3 (salmão, cavala, sardinha), frutos oleaginosos (nozes), sementes (chia, linhaça) e algas (espirulina). Vá lá, ganhem coragem e falem com a vossa nutricionista e estabeleçam uma dose diária adequada para vocês.
-
Neurónios nutridos
Mente nutrida – neurónios nutridos Com o verão chega também a afamada época de exames. Assistimos a estudantes cansados e nada preparados para os ingratos exames e avaliações. Sabemos que é frustrante. Numa altura em que deveriam descansar e desfrutar da época maravilhosa de verão começam as diretas, o “alapar” e concentrar meses de estudo em horas. Assim, para vos ajudar a otimizarem o estudo, escrevemos um artigo supimpa com dicas para uma nutrição adequada e neurónios nutridos. Não garantimos que se alcancem excelentes notas apenas com uma boa alimentação mas sabemos que pode ajudar. Nutram esses neurónios com conhecimento e com bons alimentos. Sejam saudáveis e estudantes neuronalmente nutridos.…
-
Cheat meal day, sim ou não???
Dia da asneira No decorrer da consulta muitos pacientes pedem para ter o dia da asneira, ou seja, o cheat meal day. Nós por cá, até compreendemos que, por vezes, os pacientes tenham a necessidade de se confortarem com “porcarias”. Mas não conseguimos conceber que seja válido e positivo num regime alimentar estruturado. Na realidade, fazemos referência às contra-indicação na existência desse tipo de dia. Tais: como o aumento de ansiedade face à chegada do dia; desejos obscuros alimentares desse dia; o exagero no tipo e quantidade de alimentos consumidos; e a inevitável consciência pesada no final da refeição. Confessamos que nos faz confusão esta necessidade… até porque quando assumimos um…